Organizado pela Agroconsult e com apoio da COMIGO, o Rally da Safra 2021 chegou à 18ª edição e apresentou, no dia 24 de junho, os resultados do Fechamento da Etapa Milho da Safra 2020/2021. Foram coletadas amostras de 450 lavouras de milho, sendo analisadas as informações sobre população de plantas, estágio de desenvolvimento, número de espigas, umidade, incidência de pragas e doenças, entre outras informações.
Em um patamar nacional, a estimativa de produção é de 65,3 milhões de toneladas, 22% inferior à projetada em janeiro. A Agroconsult avalia que uma das principais causas para a queda foi o plantio mais tardio da história, expondo grande parte das áreas a um alto risco climático, como a falta de chuva de março em diante.
As projeções para o Paraná, com estimativa de produtividade de 58,0 sacas por hectare, e 54,5 sacas por hectare no Mato Grosso do Sul, são as mais baixas desde 2008/09. Em relação à safra passada, as reduções também são expressivas em Minas Gerais (56,6 sacas por hectare, 41% abaixo da safra anterior), São Paulo (60 sacas por hectare, redução de 18%) e em Goiás (67,8 sacas por hectare, queda de 35%).
Mas de acordo com a Agroconsult, as estimativas poderiam ser piores: com exceção do Paraná e do Mato Grosso do Sul, o desempenho das lavouras ainda deve fechar a temporada em patamares superiores aos de 2015/16, outra safra marcada pela falta de chuva e atraso no plantio.
Chuvas no fim de maio trouxeram possibilidade de recuperação em Goiás
A análise da consultoria em Goiás aponta que dois terços das lavouras foram semeadas de março em diante, o que indica que parte da área recebeu pouca chuva: somente no fim de maio e início de junho. Além disso, houve alta incidência de cigarrinhas, pulgões e problemas de polinização, em que muitas espigas tinham pouco ou até mesmo nenhum grão.
O presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia, um dos líderes cooperativistas que participaram da apresentação on-line do Rally da Safra, avaliou que a safra teve variações de acordo com as regiões do estado, indo de 40 a 90 sacas por hectare, de acordo com o município. Inclusive, em levantamento realizado pela área técnica da Cooperativa na região de atuação da COMIGO, em aproximadamente 820 mil hectares, a estimativa de produtividade foi até acima da média do estado: 74,5 sacas por hectare.
“Nós estávamos esperando uma safra pior do que vai acontecer aqui, mas nesses últimos 30 dias deram chuvas boas aqui na região e a produtividade melhorou um pouco”, afirmou Chavaglia ao explicar o motivo da recuperação da produtividade: “têm áreas que vão produzir igual às que foram plantados no início”.
Ainda assim, Chavaglia citou que há municípios com áreas muito afetadas, que possivelmente nem serão colhidas. “Quando o desenvolvimento avançar, até dia 15 de julho, vamos ter o panorama real do rendimento médio do que vai acontecer em Goiás, tem milho que vai colher daqui a 60 dias ou mais”, disse.
“Avaliamos que tinham áreas com possível recuperação da lavoura, pelo atraso que tinha do plantio, com essa chuva no final de maio e início de junho aí na região”, falou André Pessôa, CEO da Agroconsult: “na média do estado de Goiás a nossa avaliação é uma safra em torno dos 7 milhões de toneladas, nós nunca tivemos uma colheita tão atrasada como a desse ano”.
Perspectivas para o futuro
Pessôa prevê que, para as próximas safras, apesar do custo de produção e rentabilidade na área de pecuária, as estimativas são positivas. A projeção da Agroconsult é de um aumento de 1,6 milhão de hectares de soja plantada e 1 milhão de hectares para o milho. Com condições climáticas mais favoráveis do que a desse ano, possibilitando o plantio nos períodos corretos, existe a expectativa de bater o recorde na soja e colher uma boa safra de milho.
“O que vem pela frente é um desafio muito grande”, afirmou Pessoa, ressaltando que apesar de a safra do milho não ter resultados tão favoráveis quanto a da soja, os produtores continuarão trabalhando com otimismo: “não temos dúvida de que os produtores vão continuar fazendo sua parte, vão aumentar a área plantada, vão aumentar o nível de tecnologia implantada”.
Confira a gravação da live pelo canal do Rally da Safra no YouTube clicando aqui. No site rallydasafra.com.br também é possível conferir mais informações e baixar o ebook com todos os resultados da 2ª safra de milho 2020/21, de todas as regiões do Brasil, clique aqui para acessar.