Ultimamente, a dieta do tipo milho grão inteiro vem ganhando bastante destaque dentre os pecuaristas do Brasil. A facilidade de acesso ao mercado do milho e a atual precificação do cereal, torna essa estratégia economicamente viável. Além dos custos, esse tipo de dieta possibilita uma melhor conversão alimentar e ganho de peso aos animais, em comparação aos confinamentos. Nessa técnica, a dieta dispensa o uso de volumoso (silagem, capim, feno e dentre outros), composta apenas pelo milho sem nenhum tipo de processamento (ex.: moagem) e o pellet contendo fontes proteicas, minerais e aditivos.
O uso da dieta com grão inteiro de milho estimula o processo de ruminação e fermentação, possibilitando altos desempenhos com baixo custo operacional, pois não necessita de altos investimentos com infraestrutura e equipamentos. Outras vantagens dessa estratégia é a praticidade no manejo dos insumos, além de não necessitar de uma área destinada para produção de volumosos.
Entrando na prática, a proporção de mistura recomendada pela COMIGO é 15% de núcleo e 85% de milho grão inteiro. O processo é bem simples, podendo ser realizado no chão, betoneiras, misturadores verticais ou no próprio vagão misturador. É sugerido o fornecimento diário de 2,2% a 2,5% do peso vivo (PV) do animal. Porém, existe variação no consumo quanto a raça e idade.
É necessário realizar a adaptação dos animais adequando a microbiota ruminal à nova dieta, para que possamos evitar problemas metabólicos e proporcionar um melhor ganho de peso. Essa adaptação pode ser feita utilizando da própria pastagem da propriedade ou com os animais já em confinamento usando a dieta de grão inteiro juntamente com algum produto de pronto uso considerado dieta total ou alguma fonte de volumoso.
Em qualquer dessas opções, recomendamos iniciar ofertando a mistura aos animais na quantidade de 1% PV e ir aumentando gradativamente durante os primeiros 15 dias. Para que possamos obter bons resultados, devemos escolher bem o fornecedor do milho e do núcleo. Para isso, a COMIGO desenvolveu o pellet concentrado TECK GRÃO 15%, um produto altamente tecnológico para realização da mistura com o milho grão inteiro.
Em sua fórmula, possui macro e microminerais, vitaminas, promotores de crescimento, aromatizantes e vários outros aditivos que garantem um alto desempenho, ótima conversão alimentar, saúde animal, rendimento de carcaça e acabamento.
Além da seleção criteriosa dos ingredientes da dieta, como todos os diferentes sistemas de terminação, devemos nos atentar ao espaçamento de curral e cocho, disponibilidade de água de qualidade, horários de fornecimento, escore de fezes, comportamento animal e qualidade de mistura, para que possamos obter sucesso dessa estratégia.
A COMIGO conta com especialistas em nutrição animal que estão à disposição para dar o suporte necessário ao pecuarista e, trabalha com os melhores fornecedores de matérias-primas do mercado mundial, assegurando tecnologia e resultado no campo. Entre em contato com um de nossos consultores técnicos para saber mais sobre a dieta de milho grão inteiro e nosso núcleo TECK GRÃO 15%.
Caio Rodrigues de Souza
Médico Veterinário, Consultor Técnico – Rações COMIGO