Apresentar uma diretriz nacional para o setor da soja no Brasil, com objetivo de apoiar o setor na elaboração e no uso de relatórios corporativos de sustentabilidade, fornecendo uma contextualização nacional sobre o tema e os indicadores de sustentabilidade pertinentes ao setor.
Este foi o intuito do Workshop de apresentação da “Diretriz setorial sobre o desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade para o setor da soja”, realizado no dia 5 de dezembro, em São Paulo, pelo Pacto Global no Brasil e Unidade de Consumo e Produção do Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (PNUMA, também chamado “ONU-Meio Ambiente”).
A iniciativa apresentou este guia intuitivo e acessível para empresas de qualquer tamanho no setor da soja, estejam elas já engajadas ou desejando engajar-se na divulgação de indicadores de sustentabilidade em relatórios anuais. Durante o workshop, foram apresentados os principais componentes da diretriz como: O diagnóstico dos impactos socioambientais do setor da soja no Brasil; O resumo do marco regulatório e político da sustentabilidade do setor da soja nos níveis nacional e internacional e A lista de temas, subtemas e indicadores para dar suporte às empresas do setor da soja na identificação daqueles que deveriam ser incluídos em seus relatórios de sustentabilidade.
A COMIGO esteve presente neste evento representada pelo assessor ambiental, Reginaldo Passos, e pelo pesquisador e consultor do ITC, Antônio Eduardo Furtini Neto.