Estão abertas, durante os meses de outubro e novembro de 2020, as inscrições para o 2º Concurso de Máxima Produtividade da Soja, promovido pela COMIGO.
Para concorrer, o cooperado precisa inscrever, através da página do evento (clique aqui), uma área de no mínimo cinco hectares, em consenso entre o cooperado e o agrônomo da Cooperativa que lhe presta assistência. A marcação da área é realizada através de pontos de GPS. Os produtores têm total liberdade para realizar os manejos e tratos culturais na área inscrita, que julgarem relevantes para aumentar a produtividade.
O concurso é dividido em três categorias definidas por critério de altitude. A primeira categoria considera as propriedades localizadas abaixo de 400 metros acima do nível do mar; a segunda de 401 a 700 metros e a última acima de 701 metros. Vale ressaltar que áreas irrigadas não participam.
Além do reconhecimento público, o grupo dos campeões do concurso será contemplado com uma viagem com duração de cinco dias. Terão direito a esta viagem, o cooperado premiado em cada uma das categorias, com acompanhante, e o respectivo consultor técnico, também com acompanhante. Esta premiação será concedida por ocasião da TECNOSHOW edição 2021, sendo que a viagem será definida pela COMIGO e deverá ocorrer até o mês de julho do mesmo ano.
Para informações mais detalhadas é importante que o associado consulte os engenheiros agrônomos da COMIGO da sua região.
MANEIRAS DE EXPLORAR
O objetivo do concurso de máxima produtividade da COMIGO, de acordo com o consultor de insumos da Cooperativa, Beckembauer Ferreira, é fazer com que os produtores comecem a pensar maneiras de explorar o potencial da soja.
“Temos observado que os custos de produção da soja têm se elevado e, para que a atividade seja viável, é fundamental que os tetos produtivos saiam da atual casa dos 55 a 60 sacas por hectare. Sabemos que existe um potencial de no mínimo 120 sacas por hectare, o que já foi demonstrado na primeira edição do concurso. Em concurso nos Estados Unidos, o produtor Randy Dowdy atingiu 213,2 sacas por hectare, em 2019”, explicou o consultor.
REVELANDO O SEGREDO
Os cooperados João Pereira de Carvalho, de Caiapônia, que colheu 119,12 sacas por hectare; e Flávio Fonseca Machado Júnior, de Montes Claros de Goiás, com 82,98 sacas/ha; vencedores da primeira edição do concurso (2019/2020), gravaram vídeo revelando o segredo para conseguirem atingir altos patamares de produtividade.
Assista o vídeo dos vencedores contando tal segredo no canal da COMIGO no You Tube clicando aqui.