O zootecnista Wayron Araújo de Castro, vendedor externo de insumos da COMIGO, na unidade de Caiapônia, realizou um experimento em duas fazendas para mostrar a importância de se fazer uma limpeza eficiente em áreas de pastagem.
Ele levantou que é possível fazer os animais ganharem até 136 kg/ano, cada. Nossa equipe foi até a fazenda Mirante do Vale, do cooperado Elvando Batista Guimarães, em Doverlândia, para mostrar o trabalho realizado e o estudo da viabilidade econômica da aplicação de herbicidas em áreas de pastagens.
Segundo Elvando, o estudo ainda avaliou que o ganho financeiro, por ano, foi de R$ 337,00 por hectare. “Isso dentro de um ano. Agora, veja bem, temos que levar em conta que esse serviço vai durar vários anos. Então, essa limpeza vai durar aí por uns 4 a 6 anos, então, esse ganho será multiplicado inúmeras vezes. O que mais uma vez vem mostrar a viabilidade deste tipo de trabalho. Eu recomendo a todos. A COMIGO foi fundamental para que a gente chegasse nesse resultado”, destacou o cooperado.
O cooperado verificou que, além da engorda dos animais, houve um aumento considerável na capacidade de lotação dos animais no pasto. “Praticamente dobrou a capacidade de gado suportada na mesma área”, explicou ele.
Veja o vídeo mostrando os resultados no canal da COMIGO no YouTube, confira abaixo: