A COMIGO já possui mais de 9 mil cooperados e a cada dia conta com novas adesões de produtores rurais que buscam melhores condições de negócio, assistência técnica e, claro, aumento da produtividade. Para integrá-los sobre o que é o cooperativismo e todas as vantagens que a Cooperativa pode oferecer, além do papel de cada um dentro da organização, um novo programa de Integração de Cooperados está sendo implantado.
A retomada do programa é uma iniciativa da Assessoria de Cooperativismo, departamento criado para promover atividades com o objetivo de incentivar ações cooperativistas e aprimorar o relacionamento com os cooperados. A assessoria está a cargo do engenheiro agrônomo mestre em economia aplicada, Paulo Cesar Dias do Nascimento Junior, que também é pecuarista e já atuou como professor universitário, chefe da Divisão de Acompanhamento do Mercado de Insumos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e coordenador do Ramo Agropecuário na Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, cargo que permaneceu por 11 anos.
“O programa faz parte de uma dinâmica de boas práticas, para dar um fiel entendimento para o produtor, que é o nosso cooperado, das principais atividades da Cooperativa e para que ele se sinta acolhido”, afirma Paulo. De acordo com o assessor, o papel do cooperado e da Cooperativa compõe alguns dos fatores trabalhados na integração, além da estrutura agroindustrial e de seu posicionamento no mercado.
Estrutura Consolidada
“Passamos as informações ao cooperado para que ele tenha a dimensão que a COMIGO é uma estrutura consolidada e de que ele está entrando como associado em um empreendimento que é absolutamente sólido, com gestão e governança muito bem constituída, referência em nível nacional. Para se ter uma adequada dimensão, atualmente somos a 6ª cooperativa agropecuária. Em 2020 faturamos R$ 6,9 bi”, cita.
O novo programa de integração ainda está em fase de implantação, sendo aprimorado de acordo com as necessidades identificadas em cada grupo. Além da assessoria de cooperativismo, da diretoria executiva e superintendência administrativa, também fazem parte do programa a gerência de cada unidade, responsável pelo contato e convite dos cooperados; e a assessoria de comunicação da Cooperativa, que fornece o apoio técnico para a realização dos eventos on-line e disponibiliza, após cadastro via whatsapp, materiais informativos e de apoio para a imersão de informações, parte do programa de integração, além do link das transmissões.
“É um programa bem estruturado com uma forte preocupação com o cooperado para que ele possa estar motivado, adquirir conhecimento, e ao final, ter informações relevantes e detalhadas”, declara Paulo.
Novos cooperados aprovam iniciativa
Entre os cooperados que participaram da primeira reunião de integração, realizada em março, o advogado, empresário e pecuarista, Eduardo do Prado Lôbo, cooperado de Rio Verde, conta os motivos que o fizeram se associar à Cooperativa: “acredito na seriedade e competência de seus diretores, levando-se em conta que a COMIGO é hoje uma das maiores e mais respeitadas cooperativas do Brasil, além disso é orgulho dos rio-verdenses, tendo relevante papel no desenvolvimento econômico e social de nosso município e região”.
“Gostei muito da integração, especialmente da clareza e qualidade das informações que nos foram passadas. Parabéns pela iniciativa, é muito bom se sentir acolhido”, afirma Lôbo, que comenta sobre sua relação com a Cooperativa a partir de então: “Pretendo aproveitar ao máximo o que a Cooperativa oferece a nós cooperados, com vistas a melhorar minha produção e alcançar meus objetivos no agronegócio. No mesmo sentido pretendo contribuir ao máximo com a Cooperativa exercendo meu papel de cooperado de forma ativa”, declara.
Já a agropecuarista Marisa Seronni, de Goiânia, cooperada na unidade de Palmeiras de Goiás, conta que tinha pouca noção de cooperativismo, sendo fundamental a integração para obter mais informações sobre a COMIGO e a atividade: “foi bom que tive mais explicações, eu estou achando tudo muito interessante, todo mundo recebendo bem”. Agora, ela espera aproveitar as vantagens econômicas de sua adesão: “minha expectativa é poder comprar insumos com preços melhores do que toda a concorrência, ter atendimento dos consultores e acesso aos suplementos minerais e proteinados”, diz Marisa.
Próximas reuniões
A partir de maio todos os novos cooperados deverão participar do programa de integração para serem admitidos no quadro social. As turmas já têm datas programadas para até o fim do ano e são organizadas de acordo com a data de adesão de cada novo cooperado. As reuniões ocorrerão mensalmente, antes das reuniões do Conselho de Administração, que delibera sobre a admissão do produtor.
Por enquanto, as reuniões são realizadas somente em formato virtual por conta da pandemia, mas há a possibilidade de ser presencial, assim que possível, ou transmitida para pequenos grupos na própria loja COMIGO, de acordo com a disponibilidade de cada unidade. Está entrando na Cooperativa e quer saber mais sobre sua integração? Entre em contato com o gerente de sua unidade.