Na noite da última terça-feira, 09, Rio Verde sediou a Etapa Goiás do Rally da Safra 2023. O encontro regional foi organizado pela Agroconsult e contou com o apoio da COMIGO, e aconteceu na Associação Atlética da Cooperativa.
O presidente executivo da COMIGO, Dourivan Cruvinel de Souza, fez a abertura do encontro dando as boas-vindas aos produtores rurais e demais presentes e reiterou o apoio da Cooperativa para realização de eventos, como o Rally, que trazem informações e conhecimento sobre o mercado e condições atuais das safras. Com o tema “Condições da safra brasileira e mercado de grãos”, a etapa Goiás teve a presença de produtores rurais, imprensa e pesquisadores.
Durante o evento, o analista de mercado da Agroconsult, Adriano Lo Turco, fez a projeção para a safra brasileira de soja 2022/23, destacando que ela deverá ter uma produção de 155,5 milhões de toneladas – um aumento de 22,5% em comparação com a anterior. No Brasil, a média de produtividade deve ser por volta de 59,2 sacas/ha. Em Goiás, é esperada uma produtividade de 64,5 sc/ha, com uma produção de 17,7 milhões de toneladas.
Já no caso do milho, a safra 22/23, somando a 1ª e a 2ª safra, deve atingir uma produção de 131,3 milhões de toneladas. O que representa um aumento de 11,1% em relação à safra 2021/2022.
COMERCIALIZAÇÃO
Conforme Lo Turco, a comercialização da safra está abaixo da média histórica no Brasil para esta época. Na soja, o índice está em cerca de 55% e, no milho, de 43%. Segundo ele, a expectativa em relação a preços está muito ligada a dois fatores: retorno da China ao mercado de compras e o tamanho da safra americana. Apesar da situação atual do mercado de grãos, o palestrante destacou que a relação de troca com insumos está boa, pois os custos de produção também caíram.
Ele disse ainda que levar informações como as do Rally ao produtor é fundamental para a tomada de decisão no campo. “Hoje a informação é fundamental para a tomada de decisão. Então, participar de eventos como esse nosso, quando a gente fala um pouco do passado e principalmente quando a gente tenta projetar o que vai acontecer pra frente, acho que é a melhor ferramenta que o produtor pode ter para tomar boas decisões, para o que ele vai fazer nos próximos meses na safra dele”, comenta.
O Rally da Safra é uma expedição técnica privada com o objetivo de fazer uma radiografia da safra de grãos, tanto no Brasil como no mundo.