No dia 6 de julho, Rio Verde foi palco de uma celebração memorável pelos 50 anos da COMIGO. Em frente à sede administrativa da cooperativa, simbolizando onde tudo começou, um espetáculo inédito com 600 drones iluminou o céu da cidade, encantando as mais de 5 mil pessoas com imagens que contaram de forma simbólica e criativa a história de cooperação, o trabalho e progresso da COMIGO e do agronegócio, com figuras de até 80m², à atingindo até 120 metros de altura.
O evento reforçou que, após cinco décadas, a cooperativa está profundamente enraizada na história do agronegócio, mas também conectada ao futuro, às novas tecnologias e à inovação.
O presidente executivo da COMIGO, Dourivan Cruvinel, destacou a importância desse momento e a participação de todos os cooperados nessa trajetória de sucesso. “É um momento muito especial para nós comemorarmos 50 anos. Nós que começamos aí para secar arroz na rua, um grupo de 50 cooperados que foram batalhadores brilhantes e que trouxe essa cooperativa até ao nível que chegou hoje. E não tem cooperativa também sem cooperado. Então, a participação desses cooperados nesses 50 anos é que levou a cooperativa a galgar esse lugar”, afirmou.
A emoção tomou conta de quem estava presente. Moradora de Rio Verde, Marizete Carmo de Souza afirmou: “Eu achei maravilhoso. É um evento que engrandece ainda mais a sociedade de Rio Verde, porque é um prazer muito grande, a gente poder participar, a gente poder comemorar, a gente estar junto com a COMIGO”, disse.
O cooperado Sérgio Luís Damásio, que faz parte da cooperativa desde 1988, relembrou as dificuldades do começo e elogiou a evolução da tecnologia agrícola. “Eu sou cooperado desde 88. Então, naquela época, no começo, tínhamos as dificuldades, mas aí foi modernizando, mudou muito, né? As tecnologias na agricultura foram melhorando. Hoje foi uma comemoração de 50 anos dessa história e foi lindo a apresentação dos drones”, declarou.
Para os colaboradores, como Vanderlei Rodrigo Dantas, motorista do bitrenzão da COMIGO, a cooperativa representa mais do que trabalho, é uma família que dá respaldo e oportunidade para cada um mostrar seu potencial: “quando você se agrega, se encaixa naquele setor que você está e você consegue levar o seu potencial, abrilhantando o que a cooperativa traz de melhor, que é o cooperativismo, não tem como não se emocionar”.
José Batista Ferreira, gerente de contabilidade e cooperado desde 1978, também destacou a emoção de participar desse momento histórico. “Pra mim que participei desde o início com a Comigo, entrei em novembro de 78, é muito emocionante acompanhar o crescimento dela e ver esse espetáculo emocionante”, disse emocionado.
O espetáculo também foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da COMIGO, permitindo que cooperados, colaboradores e a comunidade acompanhassem a celebração nas diversas regiões de atuação da cooperativa. Para encerrar a festa, diretores e conselheiros subiram ao palco para um brinde simbólico, celebrando juntos tudo o que foi construído ao longo dessas cinco décadas e renovando o compromisso com o futuro do agro.