Por Wêuller Freitas e Pedro Cabral
Fotos: Bruno Kamogawa, Giulianna Conte e Renny de Haro
Rio Verde sediou nos dias 26 e 27 de julho o Centro-Oeste Export, Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária, que faz parte do calendário do Brasil Export – Centro de Estudos em Logística, Transporte e Comércio Exterior. Por questões de segurança sanitária por conta da pandemia da Covid-19, o evento foi on-line para todo o Brasil, mas contou com uma pequena participação presencial, formada pelos conselheiros do Brasil Export, inclusive o presidente nacional do conselho, José Roberto Campos, o presidente do conselho do Centro-Oeste Export, Edeon Vaz, entre outras autoridades.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que também participou do evento, ressaltou os investimentos do poder público para garantir a logística da produção, aumentando ainda mais as possibilidades de investimento na região: “temos tudo que o investidor quer. Temos um país de dimensões continentais com grande mercado consumidor, grande população, um grande potencial”, disse.
No Fórum foram discutidos temas como a implementação do transporte multimodal no Centro-Oeste e o respectivo desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda; oportunidades de investimento em infraestrutura e potencialidades da região; green bonds e mercado de emissão de carbonos; a evolução do agronegócio, da indústria goiana e oportunidades de investimentos; e clusters logísticos em relação a verticalização do agronegócio, além da contribuição da navegação interior para redução do custo do transporte no Centro-Oeste.
Novo terminal multimodal
A inauguração do Terminal Multimodal da Rumo Logística, instalado em Rio Verde, também fez parte da programação, com uma visita técnica das lideranças e empresários participantes do evento. O terminal tem capacidade de operação de 11 milhões de toneladas de grãos e farelo de soja por ano, para atender Goiás e o leste do Mato Grosso.
“Trata-se de um terminal multimodal, que também vai movimentar combustível e contêineres, e vai ser o maior da Malha Central”, afirmou o presidente da Rumo, João Alberto Abreu. “Essa plataforma já está gerando emprego, já está gerando movimento de mercadorias, riqueza e desenvolvimento”, afirmou o Prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.
O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, reforçou que a plataforma será um grande hub logístico do Estado, com atendimento a diferentes cadeias produtivas, inclusive para o agronegócio.“Essa ferrovia é a coluna vertebral do País e dá ao Centro-Oeste a perspectiva de competir com os Estados litorâneos”, ressaltou Caiado.
Menor custo de transporte
O termo intermodal se aplica porque até a carga chegar ao seu destino, passa por diferentes meios de transporte. No caso de Goiás, predomina o transporte rodoviário conectado ao ferroviário até chegar aos portos de exportação, impactando na redução dos custos ao setor. “Esse terminal é fundamental para uma mais eficiente movimentação de cargas e para a geração de empregos na região”, afirmou Edeon Vaz, reforçando que o Centro-Oeste é um grande hub da alimentação mundial.
O fórum contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, do senador Wellington Fagundes e outras autoridades que participaram das atividades.
Conselho do Brasil Export visita COMIGO
Por ocasião do Fórum Regional de Logística Centro-Oeste realizado em Rio Verde, os conselheiros do Brasil Export – Centro de Estudos em Logística, Transporte e Comércio Exterior, visitaram o complexo industrial da Cooperativa. Eles assistiram ao vídeo institucional da COMIGO, conversaram com os superintendentes, Ângelo Landim e Welton Menezes (que também compõe o conselho em Goiás), e depois percorreram algumas instalações. Em especial, o grupo fez questão de conhecer a nova fábrica de rações 4.0, demonstrando encantamento com o processo fabril.
O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, durante o Fórum, elogiou a Cooperativa e a cidade. “É gratificante chegar a Rio Verde e ver uma Cooperativa tão bem gerida pelo senhor Antonio Chavaglia e a cidade pelo senhor prefeito, Paulo do Vale”, falou. O presidente da COMIGO retribuiu o elogio. “O Brasil Export é fundamental para o agronegócio nacional, tenho acompanhado o trabalho de vocês e os parabenizo pelo que têm feito. Contar com o evento aqui é muito importante para Goiás”, disse Chavaglia.
Chavaglia defende investimentos em energia
O presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia, além de compor a mesa na abertura do Fórum Regional Centro-Oeste Export, foi um dos convidados do evento para ser debatedor do painel “Clusters logísticos e verticalização do agronegócio no Centro-Oeste”. O painel contou ainda com: Edwal Portilho e César Meireles (conselheiros da entidade), Adriano Baraúna (Cereal) e Roberto Lima (Programa AgreGO).
Na sua fala, o presidente da Cooperativa cobrou as autoridades estaduais quanto à necessidade de se resolver a questão da falta de energia, problema antigo. “Infelizmente temos enfrentado sérios problemas com a deficiência de energia. Precisamos de investimentos públicos no setor, o que dará segurança para investirmos”, destacou.
Ele defendeu ainda a capacitação das pessoas e também a geração de empregos e sua retenção por parte das empresas. “Em todos os segmentos, no campo, na indústria, a capacitação do colaborador e sua retenção também são primordiais. O empresário quer investir sempre para gerar empregos e renda”, falou Chavaglia. Acrescentou, porém, que o setor depende das políticas públicas para continuar sendo competitivo.