A COMIGO realizou no sábado, 17 de dezembro, no Centro Tecnológico COMIGO, a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberação e votação de importantes alterações no estatuto social da Cooperativa.
Os cooperados que participaram presencialmente do evento aprovaram, por unanimidade, as mudanças que já passam a valer imediatamente, porém, com aplicação de alguns artigos somente a partir da próxima Assembleia Geral Ordinária de março de 2023. De acordo com o presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia, essas alterações visam a adequação ao novo sistema de governança do cooperativismo nacional.
As propostas foram apresentadas pelos assessores jurídicos da COMIGO, Edmar Queiroz da Silva, e Lorrane Ramos da Silva. Logo depois foi aberto espaço para debates e em seguida para as votações das alterações.
Além de ter sido realizada de forma presencial, os cooperados tiveram a oportunidade de acompanhar a Assembleia virtualmente, pois ela também foi transmitida ao vivo pelo site da Cooperativa. A votação foi apenas para quem estava presente.
ÁREA DE ATUAÇÃO
Entre as alterações aprovadas está a mudança na área de atuação geográfica da Cooperativa. Anteriormente havia uma limitação para que a COMIGO atuasse nos municípios da região Sudoeste de Goiás. Com a mudança no estatuto, a Cooperativa poderá atuar em todo o Estado de Goiás e também nos estados vizinhos: Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, além do Distrito Federal.
Também foram aprovadas alterações na forma de composição do Conselho de Administração e também na composição da Diretoria Executiva. Outro ponto de destaque foi o acréscimo da autorização para implementação de um futuro Conselho Consultivo, caso seja necessário.
GOVERNANÇA
Chavaglia comentou sobre as aprovações quanto à governança. “Tivemos diversos pontos no estatuto que foram mudados. Pontos importantes para dar sustentabilidade à Cooperativa, de uma maneira geral em sua gestão, consolidando garantia aos ativos, cota capital e mudanças também na composição do próprio Conselho e da Diretoria Executiva, envolvendo também os superintendentes, que vão compor agora a gestão administrativa como diretores. Isso dará maiores condições a eles de representarem a Cooperativa em qualquer lugar dentro ou fora do País”, explicou o presidente.
De acordo com ele, a Cooperativa está crescendo e precisa, de uma maneira geral, dividir as responsabilidades de forma mais equilibrada. “O estatuto agora permite que a Cooperativa possa ter quantos diretores forem necessários”, afirmou. Com as mudanças teremos um diretor administrativo a menos no Conselho de Administração da COMIGO, e passaremos agora a ter um presidente e um vice-presidente, que, por sua vez, assumirá o posto de presidente executivo”, explicou Chavaglia.
Na avaliação de Chavaglia , as alterações são importantes e necessárias para uma administração mais eficiente. “Os cooperados compareceram e aprovaram por unanimidade e agora vamos continuar a tocar a COMIGO pra frente, com uma administração mais dinâmica e de acordo com a necessidade de uma empresa do tamanho que está a Cooperativa hoje”, frisou.
Veja como foi! https://youtu.be/QwnSXxaxK9w