A atividade agrícola é composta por decisões cíclicas que podem impactar diretamente na produtividade. Deste modo, ferramentas tecnológicas desempenham um significativo apoio ao produtor rural, desde o plantio até a colheita.
Neste contexto, a Climate (braço digital da Bayer) apresentou no dia 16 de julho, em Rio Verde, a plataforma de agricultura digital Climate FieldView que gera relatórios e informações em diferentes momentos da atividade: plantio, pulverização e colheita, com dados reais originados de diferentes fontes, como máquinas agrícolas, mapas de agricultura de precisão, dentre outras.
Com dois anos no mercado brasileiro, já possui 24 milhões de hectares mapeados no mundo, sendo 5 milhões no Brasil. Em Goiás, a plataforma já possui mais de 300 propriedades cadastradas, com previsão de expansão.
Segundo o gerente de produto, Guilherme Belardo, o FieldView busca ajudar os agricultores a aumentar de forma sustentável a produtividade por meio de ferramentas digitais. “A plataforma se adequa à realidade de cada produtor, agrupando em um só lugar diversas informações como mapas de solo, acompanhamento de cada talhão, distribuição de insumos, pulverização, dentre outras”, diz.
Na região, explica o gerente, mesmo com alguns problemas de conectividade e acesso à internet, a plataforma armazena os dados, por exemplo de máquinas agrícolas (através do Climate FieldView Drive), e sincroniza essas informações quando o produtor tiver acesso à internet. “Chegamos para facilitar a visualização e análise de informações geradas nas operações agrícolas, tudo na palma da mão”, afirma.
De acordo com o superintendente de insumos da COMIGO, Cláudio Teoro, a Cooperativa aderiu à plataforma com o intuito de auxiliar o cooperado no desenvolvimento de suas atividades produtivas. “O agricultor que tiver interesse deve procurar um consultor técnico de sua região para consultar a disponibilidade e requisitos técnicos para a participação”, destaca.