O 17º Anuário do Agronegócio da Globo Rural, com as 500 Melhores do Agro 2021, acaba de ser divulgado e traz resultados destacando a COMIGO. Com dados de 2020, conquistamos importantes posições em razão do grande desempenho obtido: ficamos em 1º lugar em Goiás e em 3º entre as cooperativas do país.
Além disso, nos posicionamos em 2º lugar na região Centro-Oeste, entre as 50 maiores empresas; no 19º lugar do país, entre as 50 maiores empresas do agro de capital nacional; e somos a 35ª empresa no ranking nacional (geral), entre as 500 Melhores do Agro, subindo quatro posições (no anuário anterior estávamos na 39ª).
Para o presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia, as posições da Cooperativa trazem uma satisfação muito grande para todos os envolvidos e para a região, refletindo o objetivo de evoluir e tecnificar o agro, desde o investimento em tecnologia até o desenvolvimento de pessoas, para atingir grandes resultados em relação à prestação de serviços e qualidade dos produtos.
“A COMIGO fez muitos investimentos com o foco em melhorar a prestação de serviços, desde a fase do plantio até o armazenamento e a comercialização, isso automaticamente melhora a produtividade e gera um faturamento maior beneficiando cooperados, colaboradores e toda a região”, afirma.
Classificação das empresas
O posicionamento das melhores empresas do agronegócio brasileiro é realizada com base nos questionários de pesquisa e nas demonstrações contábeis enviadas à consultoria Serasa Experian, responsável pelo ranking. A classificação das empresas tem como base a soma dos pontos obtidos em cada um dos quesitos analisados: receita líquida, ativo total, giro do ativo, margem líquida, evolução do ativo, rentabilidade, endividamento, liquidez corrente, margem da atividade e evolução da receita líquida.
Dificuldades e expectativas
Chavaglia avalia que mesmo em um ano pandêmico, com alta nos custos de produção e falta de insumos, a COMIGO conseguiu se equilibrar e produzir bem, atendendo aos produtores associados com solidez e transparência, entregando os produtos e repassando resultados. “Tudo isso é fundamental para a sustentabilidade da Cooperativa, esperamos que continue assim”, ressalta.
O presidente espera um 2021 também bastante positivo, com aumento de faturamento e mantendo a sustentabilidade: “o objetivo da Cooperativa é continuar sendo sustentável, fornecendo uma prestação de serviços ao associado cada vez melhor e gerando empregos nas regiões em que está inserida, isso faz parte do nosso papel social”, declara Chavaglia.
Outros rankings
A COMIGO também esteve presente na lista Empresas Mais do jornal Estadão, em parceria com a FIA e a Austing Rating, obtendo a 2ª colocação no setor de Agricultura e Pecuária e a posição 132ª no Ranking geral das 1.500 maiores empresas do país. O índice é resultado do cruzamento de informações relativas ao porte e ao desempenho financeiro de cada empresa em seu respectivo setor.
Vale lembrar que em outubro, a COMIGO também foi mencionada no ranking Valor Mil, do jornal Valor Econômico, entre as 1.000 maiores empresas do país, ficando em 1º lugar em desempenho do agro nas regiões Norte e Centro-Oeste e 2º lugar em desempenho do setor no Brasil. Já nas classificações gerais, a COMIGO foi a 7ª maior empresa entre as 50 maiores das regiões Norte e Centro-Oeste e a 115ª empresa entre as 1.000 maiores do Brasil.