No dia 4 de outubro, a COMIGO celebrou a formatura da 11ª Turma de Jovens Lideranças Cooperativistas e da 8ª Turma de Mulheres Cooperativistas. Ao longo da jornada, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos práticos e teóricos sobre cooperativismo, gestão e agronegócio.
O programa, com seis meses de duração, buscou não apenas instruir, mas também cultivar um forte senso de pertencimento entre os participantes. “A gente aborda cooperativismo, sucessão familiar, empreendedorismo e a mulher como protagonista. Hoje, eles saem com um senso de pertencimento à cooperativa e mais fidelizados”, comentou Siomara Martins, analista de desenvolvimento de cooperados.
Ao todo, 47 mulheres e 38 jovens participaram do programa, que incluiu módulos sobre gestão, liderança e planejamento estratégico. “Esse programa renova e busca lideranças para a cooperativa. Não é fácil fazer um trabalho desses. Precisa de investimento e do apoio do conselho, mas é dessa forma que perpetuamos o cooperativismo”, disse Ney Guimarães, palestrante e instrutor do curso.
Para Antonio Chavaglia, presidente do Conselho de Administração da COMIGO, a iniciativa ajuda os participantes a compreender melhor a cooperativa, além de ampliar suas habilidades de gestão dentro das propriedades. “Espero que tirem proveito desse conhecimento, ajudem na gestão financeira das propriedades e na sociedade como um todo. É fundamental ter essa visão de cooperativismo e gestão familiar”, destacou.
A iniciativa, que conta com o apoio do Sistema OCB, é vista como um modelo a ser replicado por outras cooperativas. Luis Alberto Pereira, presidente da OCB-GO, destacou a relevância desse tipo de ação: “Quanto mais comunicamos o cooperativismo para diferentes públicos, mais fortalecemos e divulgamos esse modelo. A COMIGO está de parabéns por iniciativas como essa, que inspiram outras cooperativas”.
Aprendizado transformador
Os participantes saem do programa com a certeza de que o cooperativismo é um modelo capaz de gerar valor não apenas para suas propriedades, mas para toda a sociedade. A experiência foi transformadora, impactando diretamente sua visão sobre o cooperativismo e o futuro do agronegócio. Elvis José Mantelli Júnior, jovem de Jataí e filho de cooperados da unidade local, afirmou: “Esse curso tem uma grande bagagem. Além de aprender sobre a cooperativa, o módulo de sucessão familiar foi o que mais me marcou. Vou levar isso para a vida toda”.
Esposa de cooperado, Aryelle Cruvinel Guimarães Ribeiro se tornou também cooperada há alguns meses, pela unidade de Montividiu, e participou da turma de Mulheres Cooperativistas com o objetivo de intensificar sua participação na gestão rural junto ao marido. “Na prática do dia a dia, a gente está sempre ali, apoiando. Quando vi a oportunidade, sabia que precisava participar. O curso nos permite conhecer a cooperativa de perto e nos torna mais envolvidos com a unidade. Vou levar muito além daqui pra frente”, compartilhou Aryelle.
Próximas turmas
As inscrições para as próximas turmas começam a partir do mês de dezembro, e podem ser realizadas na gerência de cada loja agropecuária. Além disso, as inscrições também podem ser feitas durante as reuniões de balanço, Assembleia Geral e na Tecnoshow, com os membros das comissões de Jovens Lideranças e Mulheres Cooperativistas. Para mais informações, entre em contato com a área de desenvolvimento de cooperados da Assessoria de Cooperativismo, pelo telefone (64) 3611-1555.
Confira as fotos do evento clicando aqui!
Assista ao vídeo e veja como foi a cobertura do evento.