Pela segunda vez consecutiva, uma equipe da cooperativa fica na primeira colocação
Fotos: SEBRAE/GO
Pela segunda vez consecutiva, uma equipe de colaboradores da COMIGO celebrou a vitória no Go!Coop, um evento que reúne talentos de cooperativas goianas em busca de soluções inovadoras. Organizado pelo Sistema OCB/GO em parceria com o Sebrae/GO, o Go!Coop é um espaço para o desenvolvimento de ideias criativas que impulsionem a inovação no setor cooperativo.
O programa recebeu ao todo 53 projetos de diversas cooperativas do Estado de Goiás. Foram selecionadas 20 ideias para participar do Hackathon, que ocorreu nos últimos dias 28, 29 e 30 de abril. As 16 melhores ideias foram escolhidas para participar do Programa de Pré-aceleração de Startups, conduzido pela aceleradora TroposLab, que já desenvolveu programas de inovação com empresas como Nestlé, Enel, Vale, Gerdau e Mercedes Benz.
Após todo o processo de formação coletiva e mentorias ocorridas na pré-aceleração, nove equipes participaram do Demoday (apresentação dos Pitches), no último sábado, 12 de agosto, no Inovacoop Goiás. A COMIGO conquistou o 1º lugar, reforçando sua posição em inovação no meio cooperativo, com o grupo Nutricoop, formado por Dra. Amanda Magalhães Bueno, pesquisadora do CTC; Eduardo Hara, gerente de geração e difusão de tecnologia do CTC; e Matheus Azevedo Prado, analista de PCP da COMIGO; que apresentaram a solução DRIS COMIGO, aplicativo que otimiza a recomendação de adubação.
Além da equipe da COMIGO, as cooperativas Sicoob UniCentro Br, Cooperabs e Unimed Federação Centro Brasileira também receberam destaque, ocupando o pódio do 1º ao 4º lugar, respectivamente. As quatro equipes que se destacaram ao longo do processo ganharam uma missão imersiva no Silicon Wadi, um renomado ambiente de inovação tecnológica em Israel, conhecido por fomentar conexões e networking com empreendedores de destaque.
O presidente executivo da COMIGO, Dourivan Cruvinel, parabeniza os ganhadores e reforça o apoio da cooperativa. “A conquista do 1º lugar pelo segundo ano consecutivo reflete o comprometimento e a capacidade de inovação dos colaboradores da COMIGO, que continuam aprimorando suas ideias para beneficiar a cooperativa e o setor agrícola como um todo”, afirma.
Sobre o app DRIS COMIGO
A solução apresentada pelo grupo vencedor, DRIS COMIGO, visa melhorar o acompanhamento feito pelo agrônomo e produtor cooperado através de um app que consegue mapear e dar orientações técnicas sobre adubação com rapidez e atualização de dados. A expectativa é trazer mais assertividade ao que a lavoura de fato precisa, em termos de reposição nutricional, bem como estreitar a relação do produtor com a cooperativa.
O projeto foi baseado de acordo com o trabalho já realizado por Amanda no CTC. De acordo com a pesquisadora, em conversas com a equipe de assistência técnica e agricultura de precisão da cooperativa, existe um gap em relação à recomendação de adubação foliar na área de atuação da cooperativa, o que poderia ser solucionado com a aplicação do método DRIS – sistema integrado de diagnose e recomendação.
“Observando a estrutura da cooperativa nós entendemos que teria capacidade técnica de executar esse projeto, iniciamos na safra passada de forma interna no CTC para ver a possibilidade de ir para a frente, e aí surgiu a oportunidade de participar do GoCoop”, conta Amanda, que complementa: “a gente entendeu que utilizar essa plataforma que a gente estava idealizando seria uma boa ferramenta para outras cooperativas também, por isso ingressamos no programa”.
Para Matheus, o Go!Coop foi fundamental para ajudar a evoluir o projeto, tornando-o ainda mais viável. “Nesse período a gente pôde testar, evoluir, coletar feedbacks para melhorar ainda mais e trazer mais maturidade para a nossa ideia, que a gente espera contribuir com o aumento de produtividade dos nossos cooperados. A gente não poderia ter feito isso sem principalmente ter o apoio da nossa cooperativa, de todos os técnicos e também pela troca de experiência que a gente teve ao longo do processo”, declara.
Além de estarem animados para as fases finais do processo, incluindo a missão imersiva internacional em Israel, o grupo também está animado para colocar o projeto em prática na cooperativa, como explica Eduardo: “vai agregar muito para COMIGO e principalmente para os cooperados e engenheiros agrônomos que montem uma ferramenta excelente e a gente vai trabalhar na recomendação de adubação foliar de forma mais assertiva”, explica.