Apresentando resultados expressivos alcançados no decorrer de 2020, a COMIGO realizou sua Assembleia Geral Ordinária 2021, de maneira virtual, através de uma videoconferência aberta aos cooperados no último dia 27 de março.
Na reunião, o Relatório do Conselho de Administração e as Demonstrações Contábeis, do período de 01/01 a 31/12 do ano passado, foram apresentados recebendo a aprovação dos cooperados por unanimidade. Votação essa conduzida pelos cooperados Fábio Iplinsky (presidente adhoc) e Ocimar Furtado (secretário).
Entre os dados, destaque para a evolução do faturamento, que saiu de R$ 4,5 bilhões em 2019 para R$ 6,9 bilhões em 2020, um aumento de 50,82%, com grande participação dos cooperados.
Quando analisado de acordo com os segmentos de negócio, 58% do faturamento da COMIGO vem da soja e derivados, seguidos de 18% dos insumos, 10% de milho e sorgo e 7% da ração, mesma porcentagem proveniente das lojas.
Outros números
Outros dados que tiveram aumento significativo foram o capital social, que cresceu 46%, o número de cooperados e de funcionários em mais de 6%, a recepção de grãos em 12%, o fornecimento de fertilizantes e suplemento mineral em mais de 14% e a produção de rações, que subiu 4%.
O presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia, ressaltou os excelentes números, mesmo em um ano de pandemia, reafirmando “a força da Cooperativa e do cooperativismo”. A alta demanda nacional e internacional por alimentos, combinada com o aumento do dólar, também contribuíram para o ótimo resultado alcançado.
Desde o início da crise, a COMIGO tomou medidas preventivas para seguir produzindo. “Tivemos algumas dificuldades de adaptação a esta crise, mas o importante é que a gente não parou, tanto os cooperados quanto os colaboradores, fizeram sua parte, não paramos de produzir”, afirmou Chavaglia. “Numa crise deste tamanho, o que não pode faltar é comida”, completou.
Sobras e contratos
Chavaglia comentou sobre a distribuição das sobras, que foram bem superiores ao ano anterior, “consolidando a importância da Cooperativa na vida dos cooperados”. Das sobras líquidas do ano, ele explicou que 70% vão para a conta capital do cooperado e 15% depositados na conta corrente dele, ficando disponíveis para ele fazer novas compras na COMIGO ou quitar dívidas com ela. Conforme a mensagem do conselho contida no Relatório, “trabalhar com sua Cooperativa sempre traz retorno em dobro”.
Durante a AGO, o presidente da COMIGO também chamou a atenção para a questão dos contratos de soja, frisando que “contrato é coisa séria e exige muita responsabilidade”, para que outros cooperados não fiquem prejudicados. “Nosso cooperado é consciente a esse respeito e quase não temos esse problema, porém, mesmo que pouco, isso gera desgaste”, declarou. (detalhes deste assunto e das sobras, acessar a live no youtube do dia 24/03)
Investimentos
Para atender cada vez mais às necessidades do agronegócio e dos cooperados, a COMIGO tem realizado diversos investimentos em sua estrutura. Entre eles, as já finalizadas construções da nova fábrica de rações para ruminantes, com capacidade para produzir 120 t/h, de maneira automatizada, e a reestruturação completa da loja de Santa Helena.
As obras em andamento também foram apresentadas, tais como as novas lojas de Caiapônia e Mineiros, e as novas unidades armazenadoras de Montes Claros e Serranópolis. Além disso, foi comentado sobre as obras futuras em estudo, como a nova loja de Pontalina, construção de uma nova fábrica de premix, melhorias em diversas unidades armazenadoras e um depósito de insumos em Indiara, entre outros.
Novo conselho fiscal
Entre as pautas votadas na AGO 2021, aconteceu também a eleição do novo conselho fiscal, que foi aprovado por maioria. A chapa é composta pelos cooperados: Cleudson Rodrigues da Trindade, de Santa Helena; Moisés Martins Miranda Júnior, de Palmeiras de Goiás; Rafaela Henkes Vian Freitas, de Rio Verde; Renata Ferguson, também de Rio Verde; Rodrigo Nogueira Kloster, de Jataí; e Rogério Martins Silva Caetano, de Paraúna.
Além disso, a AGO aprovou ainda as autorizações para a diretoria contratar financiamentos bancários e para ratificar e alienar imóveis da COMIGO.
Formato on-line
A AGO foi realizada através da plataforma Zoom, com acesso disponibilizado através do site da COMIGO, em que o cooperado deveria informar CPF e senha. As votações foram realizadas através de enquete/aclamação na própria plataforma, para garantir a transparência e confidencialidade da reunião.
Antes da AGO virtual foi realizada ainda uma live de Apresentação dos Resultados de 2020, no dia 24 de março, para todos os cooperados, colaboradores e demais parceiros da Cooperativa. Quem não acompanhou ao vivo pode acessar no youtube (abaixo) e ver a live, que contou ainda com os diretores Aguilar Mota e Dourivan Cruvinel, além do superintendente administrativo, Warlen Ferreira. Para acessar o Relatório do Conselho de Administração na íntegra, clique aqui.