Reflorestamento
Sempre visando a sustentabilidade, a COMIGO foi pioneira no plantio de eucalipto (em 1984) na região. Possui 7 mil hectares de área para reflorestamento, sendo 5 mil ha de efetivo plantio de eucalipto, de onde são extraídos 250 mil m³ de lenha, por ano, destinados a atender à demanda do complexo industrial, preservando assim a mata nativa e contribuindo para um meio ambiente cada vez melhor. O trabalho é realizado nas Unidades Florestais I, II, III e IV.
Tratamento de efluentes
A COMIGO realiza o devido tratamento de seus efluentes resultantes do processo de produção industrial, através de medidas e tecnologias voltadas para este fim. Tal característica compõe um dos princípios da Cooperativa, a responsabilidade ambiental e social. Assim, a melhoria das condições ambientais é uma preocupação permanente da Cooperativa, que busca criar alternativas de redução dos impactos negativos no ecossistema, com ações próprias dentro do seu processo industrial conduzindo programas de gestão, tais como: reuso, redução de perdas e racionalização dos usos hídricos.
A relação da indústria com os recursos hídricos tem mudado significativamente nos últimos anos no Brasil, onde o uso racional da água tornou-se prioridade para as empresas que buscam competitividade e sustentabilidade em seus mercados. Para a COMIGO, esta perspectiva é uma realidade empregada dentro dos processos de refino de óleo de soja, com o desenvolvimento de um eficaz tratamento de efluentes industriais e gestão dos recursos hídricos, visando otimizá-los, e assim, obter um maior equilíbrio ambiental.
Assessoria Ambiental
A assessoria ambiental tem como objetivo fornecer informações e suporte aos cooperados na execução e regularização de atividades relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade.