Hoje no mercado nos deparamos com diversas empresas fornecedoras de sementes de capim, cada uma delas seguem seus parâmetros de qualidade e conformação. Mas existem algumas características que devem ser observadas no momento da aquisição, para que se tenha a melhor qualidade possível do produto que se está plantando, lembrando que um pasto de qualidade tem que ser formado com uma semente de qualidade.
Pontuando algumas características importantes:
-
Pureza – significa o quanto de semente realmente tem. Exemplo: 1 Kg de semente com 50% de pureza tem 500 gramas de semente, já se ela tiver uma pureza de 90% terá 900 gramas de semente no mesmo um quilo. Isso por si só já gera uma enorme vantagem na escolha, mas ainda temos outras coisas para serem avaliadas.
-
Germinação – significa o quanto de semente irá realmente germinar após o plantio. Levando em consideração o exemplo, a semente com pureza de 50% tem 500 gramas de semente, se ela tiver a germinação de 70%, quer dizer que 350 gramas de semente irão germinar.
Para mais fácil aplicação usamos de forma geral para essa avaliação o VALOR CULTURAL ou VC, que nada mais é que um parâmetro que indica a qualidade da semente obtida através da fórmula: Valor Cultural (%VC) = (%germinação e %pureza) / 100, cujo resultado é expresso em porcentagem. Exemplo uma semente de VC 80% quer dizer que de todas as sementes distribuídas 80% irão nascer.
Mas como saber quantas sementes existem em 1 grama? Para isso usamos o PMS que é o peso de 1.000 sementes. Exemplo:
-
Semente 1 – PMS 22 gramas = 1.000/22 = 45 sementes por grama
-
Semente 2 – PMS 15 gramas = 1.000/15 = 66 sementes por grama
A partir disso sabemos que quanto menor o valor de PMS, maior será o número de sementes. Essa avaliação nos ajuda principalmente em sementes tratadas para avaliação de quanto realmente é semente e o quanto é tratamento.
Lembrando que o tratamento das sementes de capim é muito importante e nos garante mais segurança no plantio, pois elas já vêm tratadas com fungicidas e inseticidas, que nos asseguram uma melhor implantação da pastagem.
Por isso, as sementes de capim não são todas iguais, esse fatores interferem diretamente na quantidade de semente necessária para a formação do pasto, quanto maior o VC menos semente vai precisar e quanto menor o PMS maior o número de sementes. E semente boa é semente legal, com avaliação de qualidade e origem.
Por Leonardo Oliveira Bastos
Vendedor de Insumos – COMIGO