A COMIGO realizou, nos dias 8 e 9 de julho, duas lives (eventos virtuais) sobre Prevenção e Combate a Incêndios: uma voltada para áreas agrícolas e outra com foco nas áreas de pastejo. Foram duas palestras com demonstração de equipamentos, realizadas em parceria com o 4º BBM – Batalhão dos Bombeiros Militar de Goiás.
De acordo com o que foi repassado nas transmissões, o ano de 2021 promete ser um dos mais secos dos últimos tempos. Por este motivo, os produtores rurais devem ter atenção redobrada com relação aos cuidados para evitar incêndios e as principais medidas de combate ao fogo, principalmente considerando que, por conta da localização, que dificulta o acesso das forças de resgate, e das condições do pasto e das lavouras nessa época do ano, as áreas agrícolas e de pastejo são mais suscetíveis.
“A informação é fundamental para que o produtor rural possa agir até a chegada do Corpo de Bombeiros ou até mesmo resolver o problema”, explica tenente Dias, coordenador da Operação Cerrado Vivo – 4° BBM, que complementa: “equipamentos simples e básicos podem fazer toda a diferença”.
Além de Dias, que forneceu orientações gerais e explicou sobre a legislação vigente em relação ao assunto, também houve palestras do sargento França, especialista em incêndios florestais, que explicou sobre o uso de equipamentos e a melhor maneira de realizar o combate; e do sargento Anderson, que repassou informações abordando os cuidados a serem tomados em caso de incêndios, sobretudo alertando sobre a fumaça e o calor, e como eles podem afetar as pessoas envolvidas na ação de combate.
Também foram explicadas as situações em áreas de reserva e preservação permanente. Quem participou da transmissão e se inscreveu pelo site da COMIGO irá receber, dentro das próximas semanas, via e-mail, um certificado digital de participação, emitido pela Cooperativa com a chancela do Corpo de Bombeiros. Caso não tenha participado, você ainda pode conferir as apresentações abaixo: