No Sudoeste Goiano, assim como em todo o Brasil, a maior parte das áreas são cultivadas com soja tolerante ao glifosato. Essas aplicações sucessivas, safra após safra, selecionaram plantas-daninhas tolerantes, uma delas é a trapoeraba.
“Já se sabe que para maior aproveitamento e rendimento da produção de grãos de soja, a gente deve fazer um cultivo no limpo desde o estabelecimento da cultura”, explica Dieimisson Almeida, pesquisador agronômico do ITC – Instituto de Ciência e Tecnologia COMIGO.
Sendo assim, a aplicação de herbicidas em pré-emergência das plantas-daninhas e da cultura é fundamental nestes casos e, em pós-emergência, no caso de escape de planta-daninhas. “No caso da trapoeraba, a aplicação de herbicida deve ser feita quando a planta estiver no máximo com uma a duas folhas e na época em que o estágio fenológico da cultura plantada tolere as misturas de herbicidas”, explica o pesquisador.
Quer saber mais informações? No vídeo abaixo o pesquisador fala mais detalhes sobre o assunto, assista: https://www.youtube.com/watch?v=huNG0_7DrBY