Experimento conduzido pela COMIGO, e realizado de forma virtual, demonstrou eficiência de diferentes tipos de manejo para combater o araticunzinho
A COMIGO realizou uma vitrine tecnológica na fazenda Talhada, no município de Aparecida do Rio Doce, do cooperado Alan Kardec Ferreira de Freitas, com o objetivo de demonstrar a eficiência de alguns manejos em ervas daninhas de difícil controle, em especial para o araticunzinho, uma invasora muito comum de ser encontrada na região. Ela pode reduzir consideravelmente a lotação de animais e, caso se alastre, compromete de 70% a 80% da pastagem, causando inúmeros prejuízos para o produtor.
O evento foi feito com experimentos em quatro parcelas. Uma de área testemunha; outra com roçagem mecanizada; uma terceira com aplicação de herbicida, com a tecnologia XT, a 2,5%, realizada utilizando o trator, em área total; e a última usando aplicação localizada de herbicida, com a tecnologia XT, também a 2,5%, com bomba costal.
Os resultados demonstraram que tanto a roçagem como a aplicação com trator se mostraram ineficientes para o controle do araticunzinho. O manejo mais adequado foi o realizado com aplicação localizada com a bomba costal.
Devido às medidas de combate ao coronavírus, que entre outros cuidados prevê que as pessoas evitem a aglomerações, a Cooperativa decidiu realizar a vitrine tecnológica de forma virtual, publicando um vídeo da apresentação, que foi realizada pelo engenheiro agrônomo de pastagem da COMIGO, Rodolfo Colombini, e que está disponível no site da Cooperativa: www.comigo.com.br ou no canal da COMIGO no You Tube “cooperativa Comigo”.
Assim, a Cooperativa continua cumprindo seu papel de levar conhecimento aos associados de forma segura e confortável. Acesse nossos canais digitais para mais informações.