Em visita à COMIGO, diretoria da Rumo, grupo que vai operar a ferrovia por 30 anos, prevê funcionamento de trecho a partir de Santa Helena em 2022
O trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Porto Nacional (TO) e Anápolis deve começar a operar até 2021. Porém, o trecho até Santa Helena de Goiás deve entrar em funcionamento em 2022, depois disso existe a previsão para operação de um ramal atendendo a um porto seco em Rio Verde.
A informação foi passada pelo presidente da Rumo S.A, Júlio Fontana Neto, o diretor Altamir Perottoni Júnior, e o presidente da Cosan, Marcos Lutz, durante visita à diretoria da COMIGO na sede da Cooperativa. A Rumo S.A. venceu o leilão do trecho de 1.537 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, que vai de Porto Nacional (TO) a Estrela d’Oeste (SP).
A visita, que aconteceu no dia 3 de outubro, teve o objetivo de estreitar relações com a Cooperativa já que, segundo o presidente da Rumo S.A., a COMIGO deve ser um dos principais clientes da ferrovia, tanto por exportar produtos como para importar insumos agrícolas. Eles foram recebidos pelo presidente Antonio Chavaglia, os vice-presidentes: Aguilar Mota e Dourivan Cruvinel, além do superintendente de grãos, Welton Menezes.
Integrante do grupo Cosan, a Rumo é a empresa resultante da fusão, em 2016, da Rumo Logística e da América Latina Logística (ALL). A empresa opera quatro concessões com cerca de 12 mil quilômetros de linhas férreas, principalmente nos estados de São Paulo e Mato Grosso e na região Sul do país.