Eventos serão realizados entre 27 e 30 de agosto nas cidades de Paraúna, Palmeiras, Jataí e Rio Verde, com três palestras: aumento de produtividade; sorgo como opção para o produtor e gestão da propriedade
A COMIGO, através do Instituto de Ciência e Tecnologia COMIGO (ITC), realiza entre os dias 27 e 30 de agosto, o 18º. Workshop de Agricultura. Será o ciclo de debates de 2019, nas cidades de Paraúna (27); Palmeiras (28); Jataí (29); e Rio Verde (30). Haverá palestras e apresentação dos resultados de pesquisas pela Cooperativa e seus parceiros.
De acordo com o consultor do ITC, pesquisador Antônio Eduardo Furtini Neto, a realização do evento em quatro cidades atende a ideia de regionalizar o evento. “Até 2017, o Workshop era feito somente em Rio Verde. Em seguida, começamos a regionalizar o evento seguindo a orientação da diretoria, para que um número maior de associados possa ser contemplado com as informações que são apresentadas”, explicou Furtini.
De acordo com ele, nas cidades escolhidas a parte agrícola é forte, sendo um dos motivos da escolha. “Além do mais, essas cidades funcionam como polo regional de apoio, suporte e de informação. É natural que elas também tenham a capacidade de congregar mais pessoas. Então estes foram os critérios para a escolha”, justificou.
PALESTRAS
Para este ano estão previstas três palestras. Uma, com o renomado palestrante, professor da USP e especialista em fisiologia na parte de solos, Antônio Luiz Fancelli, que vai ministrar a palestra ´Manejo fisiológico e nutricional da soja para altas produtividades´. “Ele vai falar sobre como aumentar o teto de produtividade da soja. A gente melhorou bastante nos últimos anos. Saímos de 50 sacas para 60 a 70 sacas, mas a ciência entende que a soja tem um potencial genético de chegar a uma produtividade bem maior. Esse aumento vai ser obtido através de detalhes de fisiologia e do manejo da planta em si. Nesta palestra, Fancelli vai dar, justamente, uma visão de o que pode ser feito para aumentar os tetos de produtividade”, destacou Furtini.
SORGO
A segunda palestra será: ´Sorgo: uma opção de renda para o produtor rural´, apresentada pelo pesquisador da Embrapa, Cícero Bezerra de Menezes. Furtini frisou que tem aumentado consideravelmente o plantio de sorgo na região. “Nesta última safra, plantou-se aproximadamente 200 mil hectares de sorgo, na safrinha, em substituição ao milho. Isso representa um aumento de pelo menos de uns 50% em relação à safra anterior”, destacou ele.
Furtini ressaltou que, entre as razões que justificam esse aumento, está o preço do sorgo. “Outro aspecto é que a nossa indústria da COMIGO recebe o sorgo, que é utilizado para fazer ração. Outra coisa, que é muito relevante, é que o sorgo vem para diversificar a produção. Saindo da sucessão sempre utilizada, soja e milho, colocando no sistema uma outra cultura. O sorgo tem algumas vantagens interessantes: ele faz uma melhor ciclagem de nutrientes; é uma espécie um pouco mais rústica e tem uma menor exigência em termos de fertilidade e água. Enfim, é uma opção para que o produtor faça uma rotação de cultura e não apenas uma sucessão”, ressaltou.
GESTÃO
A terceira palestra será com o pesquisador e consultor de empresa de formação profissional Rehagro, Régis Henrique Barbosa Ferreira, que abordará o tema: ´Importância da gestão da propriedade para o sucesso na produção de grãos´.
De acordo com Furtini, a COMIGO fez uma pesquisa junto aos cooperados e o primeiro ponto levantado, por eles, foi exatamente sobre gestão. “Esta pesquisa levantou que os cooperados gostariam de saber um pouco mais sobre a gestão em suas propriedades, para que possam acompanhar a parte de custos e retorno. Hoje a gente tem duas maneiras de aumentar o retorno do produtor. Uma é aumentar a produtividade, que vamos atender com a palestra do Fancelli de altas produtividades. A segunda é através da redução de custos ou da otimização de custos. Para isso o acompanhamento da gestão e seus detalhes é extremamente relevante”, explicou.
CREDENCIAMENTO INTERNACIONAL
Além das palestras haverá a apresentação de alguns experimentos e a entrega do Anuário de Pesquisas de Agricultura – edição de 2019, com os resultados das principais pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do ITC e seus parceiros. Nesta edição serão 22 artigos técnicos e científicos no anuário.
Uma novidade é que o anuário, já nesta edição, recebeu o credenciamento com o Número Internacional de Publicações Seriadas ISSN, que é um código internacional, individual e exclusivo de revistas de cunho técnico e científico. (Fonte: Samir Machado – Ascom COMIGO)