A COMIGO apresentou no último dia 4 de novembro alguns resultados de pesquisas do ITC – Instituto de Ciência e Tecnologia COMIGO, voltadas para pecuária, no 11º Workshop ITC de Pecuária. Realizado de forma virtual, o evento ofereceu aos cooperados, produtores, profissionais e pesquisadores da área as mais recentes informações do setor.
Com a participação de pesquisadores do ITC e de um palestrante convidado, o Workshop tratou desde a administração da fazenda, passando pela implantação de pastagens, até a suplementação animal em confinamento. Na abertura do evento, o superintendente de insumos da COMIGO, Claudio Teoro, destacou a importância das pesquisas e estudos para os cooperados.
O pesquisador agronômico do ITC, Hemython Nascimento, mostrou seus estudos sobre como obter um pasto de alta produtividade. “O bom planejamento e execução correta do projeto de implantação de pastagens podem assegurar o sucesso no estabelecimento”, afirmou Hemython.
Já o pesquisador veterinário do Instituto, Ubirajara Bilego, trouxe sua análise sobre o efeito da suplementação na fase de recria no confinamento de bois. Para Bilego, a suplementação prévia, com seis gramas de proteico energético a cada quilo do peso corporal do animal, proporcionou maior peso de entrada e saída do confinamento, “porém, com ganho médio diário semelhante aos animais suplementados apenas com mineral”, explicou.
O palestrante convidado, Regis Henrique Barbosa Ferreira, do Grupo Rehagro, trouxe o recado: O agro que gera resultados não é para amadores! “Se você é gestor de uma fazenda de pecuária e não avalia todos os meses indicadores como custo operacional, custo nutricional e produção de arroba […] a sua gestão ainda é amadora”, afirma Regis.
Ao fim do evento, uma mesa redonda com mediação do engenheiro agrônomo da COMIGO, Eduardo Hara, levantou as principais questões dos espectadores para serem respondidas pelos participantes, além de um apanhado geral dos assuntos tratados. Durante o evento, também houve o sorteio de brindes.
Quer assistir às apresentações na íntegra? Confira no vídeo abaixo: