Confira 10 dicas para o período.
1 – FAÇA O MANEJO DE PLANTAS DANINHAS DE DIFÍCIL CONTROLE – Aproveite o momento pós-colheita de milho, em que as invasoras estão em um momento que possibilita o controle. Exemplo: buva, capim amargoso e vassorinha de botão.
2 – REALIZE A AMOSTRAGEM DO SOLO – Requisite a agricultura de precisão da COMIGO para realizar uma amostragem precisa de sua área.
3 – PREPARE A ÁREA PARA CHEGADA DE CALCÁRIO E FERTILIZANTES – Após as recomendações você saberá a quantidade necessária de calcário. Com isso, distribua de forma uniforme na área para facilitar o manejo. Para os bags de fertilizantes siga as recomendações de armazenagem.
4 – FAÇA CORREÇÃO QUÍMICA E FÍSICA DO SOLO – A incorporação deve ser feita, se possível, junto com a descompactação do solo. Utilize equipamentos dimensionados para a sua realidade.
5 – MANEJE A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO SOLO – A distribuição dos nutrientes no perfil do solo precisa atingir uma profundidade até a camada dos 40 centímetros, fazendo com que a planta desenvolva seu sistema radicular.
6 – FAÇA ACEIRO EM ÁREAS EM POUSIO – Neste período de seca é fundamental a realização de manejos para se evitar incêndios nas áreas de cultivo.
7 – REVISE AS MÁQUINAS E IMPLEMENTOS – Faça um checklist para revisar tratores, plantadeiras e equipamentos eletrônicos como sensor de distribuidor de sementes e piloto automático.
8 – INSPECIONE O PULVERIZADOR – Verifique a pressão da bomba e equipamentos. Vistorie também a uniformidade da vazão de cada ponta de pulverização.
9 – PREPARE PARA O RECEBIMENTO DAS SEMENTES – Mantenha o local coberto, sem problemas de umidade e arejado para o acondicionamento das sementes. Dê preferência a câmaras climatizadas.
10 – AGUARDE O FIM DO VAZIO SANITÁRIO E O VOLUME MÍNIMO PARA O PLANTIO – Em nossa região o vazio sanitário encerra-se no dia 30 de setembro. Para um plantio seguro aguarde no mínimo 80 milímetros de precipitação de chuvas.