Sac Comigo: 0800 642 1500

Notícias

Fortalecendo o cooperativismo

Data: 11/10/2022

A COMIGO, em parceria com o Sescoop-GO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), realizou na noite do dia 7 de outubro, no salão da Associação Atlética COMIGO, em Rio Verde, a formatura da nona turma do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas e da sexta turma do Programa de Formação de Mulheres Cooperativistas.  Participaram 25 mulheres associadas, esposas e filhas de cooperados e 33 jovens cooperados e filhos de cooperados. No evento aconteceu palestra com o professor Ney Guimarães.

Após dois anos sem abrir turmas para a formação, por conta da pandemia da covid-19, a Cooperativa retomou o programa em maio deste ano. De lá para cá os formando tiveram 6 módulos, sendo um por mês e ainda uma viagem técnica, que aconteceu entre os dias 25 e 29 de julho, para os jovens cooperativistas, para conhecer a fábrica da Jacto, parceira comercial da COMIGO, e algumas cooperativas do Paraná. Para as Mulheres Cooperativistas a viagem acontece no fim de outubro, quando vão para o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, em São Paulo.

Até agora, somando-se todas as turmas, a COMIGO já formou 253 mulheres e 338 jovens. O objetivo da Cooperativa com os cursos é fortalecer o agronegócio, o cooperativismo e trazer renovação ao processo sucessório cooperativista e do negócio familiar. 

CONHECIMENTO

O presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia, participou da solenidade e falou aos formandos sobre os programas e citou a importância da busca por informação, conhecimento e especialmente sobre gestão. "Sempre considerei que o conhecimento é a coisa que a pessoa mais ganha na vida, porque ninguém tira. Pode tirar muita coisa, mas conhecimento, não", ressaltou. 

Além disso, ele defendeu que é importante que a sociedade familiar esteja inserida dentro de uma gestão econômica e harmônica. “É muito importante que a família toda esteja envolvida com a atividade para dar prosseguimento no negócio e também dentro da Cooperativa. São os propósitos destes treinamentos que incentivamos há muitos anos”, ponderou Chavaglia.

O superintendente do Sescoop/GO, Jubrair Gomes Caiado Júnior, também prestigiou o evento e ressaltou a importância do trabalho da Cooperativa nos processos de sucessão e de formação de novos líderes. "A COMIGO tem demonstrado continuamente que se preocupa com a questão da diversidade e da profissionalização de jovens e de mulheres, no intuito de trazê-los, cada vez mais, para dentro da Cooperativa, ouvindo-os e entendendo quais são suas necessidades e expectativas. É assim que se faz um cooperativismo cada vez melhor", ressaltou Jubrair. 

Ele acrescentou ainda que o Sescoop/GO espera continuar a parceria de longa data com a COMIGO, apoiando os eventos de formação profissional da Cooperativa. Segundo o superintendente, o trabalho da COMIGO é complementar ao que o Sistema realiza com os Comitês de Jovens e de Mulheres Cooperativistas. "Foi muito bom perceber, no evento, que estamos no caminho certo, junto com nossos dois comitês (jovens e mulheres), trabalhando para profissionalizar cada vez mais esse público e para engajá-lo nas causas do cooperativismo, para que a gente possa alavancar ainda mais o nosso modelo de negócios", destacou o superintendente.

OBJETIVOS

A COMIGO, de forma pioneira no Centro-Oeste, está promovendo, desde 2012, este programa de formação que tem o objetivo, em primeiro lugar, de fortalecer os laços familiares para que os pais possam dar oportunidade a seus filhos em suas propriedades; em segundo lugar, para que os filhos aprendam a importância do negócio familiar, da responsabilidade e de se dar continuidade ao trabalho dos pais. 

Finalmente, o programa também tem o objetivo de elevar o interesse dos participantes pelo cooperativismo, através da capacitação e informação, com destaque para a importância de o jovem e a mulher entenderem bem o seu papel nas atividades relacionadas ao agronegócio.

Com resultados promissores, a iniciativa busca ainda inserir a família dentro do contexto cooperativista, em especial da COMIGO, ressaltando sua atuação como uma Cooperativa que contribui muito para o desenvolvimento de seus cooperados e da região.

Com duração de cinco meses, os cursos abordam temas como cooperativismo, sucessão familiar, educação e empreendedorismo, projeto de vida e protagonismo, entre outros. Um exemplo que repercute de forma positiva na vida pessoal, profissional e familiar, possibilitando o surgimento de novas lideranças na Cooperativa, que já conta com membros formados no programa dentro do conselho, bem como na comunidade.

Além de Chavaglia e Jubrair também prestigiaram o evento o vice-presidente administrativo financeiro da COMIGO, Dourivan Cruvinel de Souza, o conselheiro administrativo Sócrates de Souza Melo; os superintendentes: Paulo Carneiro (apoio industrial) e Warlen Ferreira (administrativo financeiro), bem como gerentes de várias unidades da COMIGO, além de familiares dos formandos.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica do evento.


*Com colaboração de Lídia Borges OCB-GO


Voltar