Sac Comigo: 0800 642 1500

Notícias

Manejo de daninhas e cigarrinha em pastagens

Data: 21/09/2022

O manejo de pragas e plantas daninhas realizado em uma propriedade no município de Doverlândia-GO, principalmente de cigarrinhas, têm conseguido resultados positivos. De acordo com o técnico responsável pela área, Wayron Araujo de Castro, vendedor externo de insumos da COMIGO, de Caiapônia, as pastagens formadas por Brachiaria brizantha cv. Marandu que estavam com a produtividade baixa, obtiveram uma melhora após o efeito dos tratamentos recomendados.

 Na safra 2021/22, o técnico da COMIGO fez um levantamento na área do cooperado Ruither Vilela Faria, onde foram encontradas algumas pragas e daninhas, entre elas a cigarrinha Deois flavopicta, mais conhecida como cigarrinha-das-pastagens, um inseto sugador que causa danos nas pastagens, tanto pela ninfa como pelo adulto.

“Já as principais plantas daninhas eram Erva Quente, Juá, Malva Carrapicho entre outras”, afirma Wayron, que complementa: “após a avaliação, eu fiz a recomendação dos herbicidas e inseticidas para o controle dos mesmos”. De acordo com o técnico, foi utilizado um herbicida seletivo de ação sistêmica e pós-emergente e, para o controle das pragas, principalmente a cigarrinha, foi utilizada uma mistura pronta de inseticidas - sistêmico e de contato - mais comumente usado para controle de percevejos.

“Após a avaliação segui todas as recomendações do técnico e apliquei na área o herbicida de pastagens e o inseticida para o controle de cigarrinha. Meu pasto estava bem fraco, mas após 60 dias de aplicado, o pasto virou outro”, validou o cooperado, que ressalta a importância da assistência recebida: “todos os meus vizinhos vieram me perguntar o que fiz para ter um pasto assim, falei da assistência da COMIGO e dos insumos utilizados na área, que fizeram a diferença”, declara Ruither.

Para saber mais sobre os produtos utilizados, as dosagens, métodos de aplicação e recomendações, os cooperados da COMIGO podem entrar em contato com a assistência técnica de sua região, que realizarão a avaliação e recomendação de acordo com cada propriedade.


Voltar