Sac Comigo: 0800 642 1500

Notícias

Gado com 316 kg na cria

Data: 24/11/2021

Já pensou terminar a fase de cria de bovinos com mais de 300 kg de média no peso dos animais? Esta é a média que a cooperada Iria Mesquiari e seu esposo, Antonio Mesquiari, conseguiram atingir na fazenda São Pedro, em Itarumã-GO. Os produtores trabalham há mais de 20 anos na área de pecuária, conseguindo atingir esse grande resultado neste ano de 2021.

Produtora de sucessão, Iria conta que eles sempre buscaram tecnificar a fazenda e intensificar a produtividade, alcançando um bom resultado com o manejo rotacionado do pasto, mas ainda assim sem obter bons lucros. “Eu vi que com rotacionado a minha fazenda pode colocar mais animais, porém, com o arroba muito baixa eu estava fechando no vermelho, aí começamos a procurar a COMIGO”, explica a pecuarista.

Já cooperada, Iria percebeu que a assistência técnica poderia ajudá-la a aumentar ainda mais a produtividade: “virei sócia, passei a comprar suplemento, mas sem assistência, foi quando a gente viu que nós estávamos com um bom produto, mas não estávamos sabendo usar”. Antônio conta que eles queriam aumentar a produtividade da propriedade e por isso passaram a contar com a assistência técnica da Cooperativa: “vieram trazendo novidades para a gente, trazendo conhecimentos novos”.

O pecuarista explica que a rentabilidade do manejo, que ainda conseguiu melhorar o peso dos animais, foi um dos principais benefícios. “O custo benefício nosso passou a ser muito mais rentável, ou seja, nossa atividade passou a ser economicamente viável”, explica Antônio.

A mudança do manejo nutricional foi realizada após assistência técnica e avaliação da equipe da COMIGO, que elaborou uma nova orientação nutricional, além de ajudar na reprodução dos animais. Antes da mudança, os animais pesavam 286 kg, em média, com o novo protocolo nutricional foi atingida a média de desmama com 316 kg, em machos meio sangue nelore e aberdeen, desmamados com 8 a 9 meses de idade.

“Conseguimos reestruturar o planejamento alimentar dos bezerros totalmente via creep feeding, implementamos a ração Bezerro 1, com leite em pó na formulação, que ajudou no desenvolvimento do sistema digestivo mais precoce, possibilitando esses animais pastejarem mais cedo, então os benefícios junto do leite, da suplementação e da pastagem trazem para gente grande resultado”, explica Edmo Lima, médico veterinário responsável pelo processo.

“Os produtos hoje que a gente usa da COMIGO estão 30% mais baratos do que os produtos que a gente usava antes, ou seja, se tem um produto a 30% mais barato provavelmente eu vou ter um benefício lá na frente de 30% a mais de renda nas minhas vendas”, reforça o pecuarista Antônio. 

Quer saber mais e ver como está a boiada da fazenda São Pedro? Assista ao vídeo em nosso canal do YouTube abaixo:



Voltar